Muitas empresas buscam informações sobre o que é uma certificação SASSMAQ, referência no mercado transporte de produtos químicos. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta certificação.

O que é SASSMAQ?
SASSMAQ quer dizer Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade.

Baseado no modelo europeu, o SQAS da The European Chemical Industry Council , a ABIQUIM – Associação Brasileira de Indústrias Químicas trouxe algumas diretrizes para a implantação do programa no Brasil, adaptando para a realidade brasileira este modelo de avaliação.

São mais de 850 empresas avaliadas no Brasil e a ABIQUIM é a entidade responsável pelo gerenciamento institucional do SASSMAQ.

Há questionários para modais e/ou operações logísticas específicas, como:

Modal rodoviário;
Modal ferroviário;
Armazéns;
Estações de limpeza;
Empresas especializadas em atendimento a emergências.

Objetivo e benefícios da certificação SASSMAQ
O SASSMAQ é uma ferramenta para avaliação dos sistemas de gestão ambiental, saúde, segurança e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química.

Com esta avaliação, as empresas obtêm traz diversos benefícios, incluindo a redução de custos ao preparar-se para receber uma única avaliação plenamente reconhecida pela indústria química, criando um grande diferencial de mercado pela comprovação de sua capacidade para operações seguras com produtos químicos.

Metodologia utilizada nas avaliações SASSMAQ
As avaliações SASSMAQ são compostas pelo elemento central e elemento específico.

A aplicação dos mesmos é realizada da seguinte forma:

Elemento central: composto pelos aspectos administrativos, financeiros e sociais da empresa. É aplicado somente na unidade matriz ou responsável pela gestão, quando houver mais de uma unidade operacional da empresa;
Elemento específico: refere-se aos serviços oferecidos e à estrutura operacional. É aplicado em cada unidade operacional da empresa;
Se a empresa auditada possuir atividades operacionais na Unidade considerada matriz, o elemento específico também deverá ser aplicado nesta.

Requisitos de avaliação
Gerenciamento
Segurança, Saúde e Meio Ambiente
Equipamentos
Planejamento de operações
Segurança patrimonial e confidencialidade
Inspeção do local

Classificação das questões do questionário de avaliação
As questões são classificadas da seguinte forma:

Mandatórias (M): São os itens que representam requisitos legais e/ou que devem ser obrigatoriamente atendidos;
Indústria química (I): São os itens de interesse específico da indústria química;
Desejável (D): São os itens de caráter não obrigatório, mas que demonstram o interesse da empresa em adotar um processo de melhoria contínua;

Pontuação mínima para aprovação no SASSMAQ
Para ser aprovada na avaliação SASSMAQ, a empresa deve obter a pontuação mínima, de acordo com a classificação das questões:

Mandatórias (M)
Primeira avaliação: 100%
Re-avaliação: 100%
Indústria química (I)
Primeira avaliação: 70%
Re-avaliação: 85%
Desejável (D)
Primeira avaliação: 0%
Re-avaliação: 50%
Sendo que, considera-se:

Primeira avaliação: a primeira vez em que a empresa busca a aprovação;
Re-avaliação: o processo de renovação da primeira avaliação;

Guia de avaliação
O guia de avaliação faz parte do Manual SASSMAQ e, em conjunto com as questões, orienta as empresas e auditores na aplicação do questionário. O manual pode ser adquirido através do site da ABIQUIM.

Qual a validade do Termo de Avaliação SASSMAQ
O Termo de Avaliação é válido por 2 anos. Este é o documento que comprova a aprovação da empresa. Neste período, a empresa é responsável por manter os requisitos atendidos através de seus procedimentos e processos internos.